Tecnologias de Segurança em Pauta: Saiba aqui como identificar se um aplicativo é seguro para ser baixado!

Aplicativos como o happymod apk, que são app stores alternativos, podem ser confundidos com aqueles que oferecem riscos à estabilidade dos users dentro da internet. No entanto, suas políticas de segurança e privacidade são bem definidas, o que tranquiliza os usuários e atende os objetivos destes com eficácia. 

No entanto, muitos ainda não sabem como identificar se um app é seguro, uma vez que, na hora de baixar, a maioria de nós não lê os termos apresentados. Tudo isso, pode facilitar a permissão inconsciente de compartilhamento de dados, informações pessoais e semelhantes, comprometendo seu bem estar nas redes. 

Deste modo, o presente artigo tem o objetivo de evidenciar formas de identificar se um aplicativo é ou não confiável para ser baixado. Assim, você pode ficar por dentro dos requisitos de segurança e evitar que problemas maiores aconteçam com suas informações de cunho particular. Não deixe de conferir!

Avaliação dos Usuários 

É muito importante verificar as avaliações dos usuários a respeito dos apps que você quer baixar, já que estas dizem muito sobre sua reputação. Vale a pena olhar não só nas plataformas oficiais, mas também naquelas em sites e fóruns sobre o tema. 

No entanto, é interessante estar atento, uma vez que tal análise também deve ser feita de forma adequada. Assim sendo, fique de olho nos seguintes tópicos: 

  • Observe a quantidade de estrelas, se este for um método de avaliação; 
  • Filtre os resultados negativos, a fim de ver o que os usuários apontam; 
  • Calcule a quantidade de comentários positivos e negativos, para conferir se realmente vale a pena; 
  • Perceba como estão os comentários positivos, se estiverem generalizados, simples e genéricos, estes podem ter sido feitos por bots;
  • Acredite apenas em comentários positivos que citam com completude os diferenciais dos apps que chamam a atenção;

Desenvolvedor

Verificar quem é o desenvolvedor do app que você deseja baixar, pode evitar transtornos relacionados a segurança de seus dados. Deste modo, procure a respeito do responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, confira se este possui criações anteriores e também a opinião pública sobre elas. 

Os desenvolvedores que possuem aplicativos anteriores bem avaliados, podem garantir com um pouco mais de certeza que as suas informações pessoais não estarão ameaçadas após o download. 

Permissões e Políticas de Privacidade

A conferência das permissões e políticas de privacidade é uma das etapas mais importantes nesse sentido. Ao baixar um app, muitos costumam deixar de ler tais itens e acabam colocando seus dados pessoais em risco. Portanto, verifique se o aplicativo pede permissão e tem políticas condizentes com a sua proposta de execução. 

Por exemplo, o Facebook irá solicitar acesso a imagens, vídeos, localização e semelhantes, uma vez que a sua proposta corrobora com tais premissas. Contudo, se ao baixar o app, as permissões são fora do normal, como mensagens de voz, sms, arquivos, localização sem a devida necessidade, entre outros, não faça o download. 

Assim, você evita que suas informações sejam vazadas para fins desconhecidos e protege a sua privacidade. Lembrando que as políticas de privacidade do app também devem ser consultadas, uma vez que a falta de leitura pode fazer deixar passar ações que te colocam em perigo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *